Pular para o conteúdo

Orquestra Sinfônica
Petrópolis

Inspirado no case de sucesso “Orquestra-Escola Petrópolis”, o projeto Orquestra-Escola Serrana fornecerá aulas de música (instrumental – prática e teórica, atendendo centenas de alunos de diversas camadas sociais, nas cidades de Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Como grande ferramenta de inclusão social por meio da música, também será criada a Orquestra Sinfônica Petrópolis, que servirá como motivação e resultado final de todo o trabalho. Em sua agenda de apresentações e concertos, a orquestra atenderá um público inicial de 2,5 mil pessoas.

Uma Orquestra em Petrópolis

Petrópolis é uma cidade múltipla, plural e berço de grandes nomes das artes, em especial a música. Com o título oficial de capital estadual do canto coral, a cidade exporta também músicos de grande nível de excelência artística e técnica.

Apesar de ser referência no setor e possuir alguns movimentos independentes na área orquestral, a cidade ainda não possui um grupo profissional.

O projeto será dividido em 3 núcleos distintos:

Orquestra Sinfônica Petrópolis

Orquestra-Escola Serrana Polo Petrópolis

Orquestra-Escola Serrana Polo Teresópolis

A Orquestra Sinfônica Petrópolis será formada por cinquenta e um profissionais do mais alto gabarito do cenário artístico da região. Os músicos da orquestra  serão os professores e instrutores das Orquestras-Escolas.

A Orquestra Sinfônica terá sua temporada inicial, com a realização de quatro concertos gratuitos, abertos ao público. Para sua preparação serão realizados ensaios semanais.

A Orquestra-Escola Serrana

A Orquestra-Escola Serrana contará com professores e instrutores reconhecidos no cenário artístico, oriundos da Orquestra Sinfônica Petrópolis.

Serão oferecidas gratuitamente 150 vagas para aulas de música em várias modalidades. O projeto também fornecerá os instrumentos musicais aos alunos, além de todo o material didático e ajuda de custo para transporte.

realização