Pular para o conteúdo

Orquestra Sinfônica
Jovem da Fundação CSN

A Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN esteve sob a regência do Maestro Marcelo Vizani Calazans durante o período de 2009 a 2011, sendo composta por jovens, que, por meio da música, recebiam lições de cidadania, disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe. Os alunos recebiam bolsa mensal, sendo selecionados por meio de concurso, que engloba, além de conhecimentos musicais, análise sócio-econômica. O projeto era voltado para alunos da rede pública de ensino do sul Fluminense.

Muitos desses jovens começaram a tocar um instrumento sem experiência alguma, com 11 ou 12 anos, em outro prjeto social que a CSN desenvolve nas comunidades onde atua, o Garoto Cidadão. Ao longo da trajetória da Orquestra esses jovens, subiram ao palco com grandes nomes da música e se tornaram verdadeiros artistas.

A Orquestra já se apresentou, por exemplo, com o grupo Pau Brasil, Mônica Salmaso, Jair Rodrigues, Fátima Guedes, Boca Livre, Gilberto Gil, Maestro Arthur Moreira Lima, Renato Teixeira, Lô Borges e Wagner Tiso. Entre 2006 e 2010, fez 43 concertos, para um público total de 120 mil pessoas.

O maestro Marcelo Vizani conta que essa experiência para os jovens é fundamental para o crescimento deles e revela o sentimento dos músicos da orquestra: 

Essas pessoas que hoje são grandes monstros da música brasileira, um dia foram estudantes como eles. Mas ao mesmo tempo eu estou no palco junto com ele. Então eu sou tão importante quanto ele.

Marcelo Vizani

Maestro

CD "Novos Brasis"

Os integrantes, entre alunos e monitores, da Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN lança seu primeiro o CD “Novos Brasis”, com a participação de três grandes nomes da Música Brasileira: Dori Caymmi, Nelson Ayres e Renato Braz.

O palco para a gravação foi o prédio do antigo Escritório Central da CSN, em Volta Redonda. O repertório é formado por clássicos da Música Brasileira, de Vila Lobos, Alberto Nepomuceno, Zequinha de Abreu, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Nelson Ayres.

Novos Brasis marca os 70 anos da CSN e, ao mesmo tempo, a maturidade de um projeto iniciado há 7 anos.

Galeria

realização

Logo MVCalazans Branco

Contato

Endereço