Pular para o conteúdo

Orquestra-escola
Petrópolis

Petrópolis sempre foi uma cidade com vocação para a música, com destaque para o grande número de grupos de canto coral existentes. As orquestras, no entanto, não tinham uma evidência tão forte. Foi pensando em mudar esse cenário e fortalecer o movimento orquestral na região que surgiu o projeto Orquestra-Escola Petrópolis, idealizado pelo Maestro Marcelo Vizani Calazans.

O projeto tem como objetivo oferecer uma oportunidade de carreira profissional na música aos jovens em situação de vulnerabilidade social. Iniciando com 24 alunos que serão selecionados primeiramente pela sua musicalidade, pela disciplina e pelo interesse.

Com a continuidade do projeto, esses alunos serão monitores e terão continuidade em seus estudos de música, instrumental e teórico, encaminhando-os, incentivando-os e oferecendo condições para prosseguirem seus estudos, resultando no aumento de profissionais capacitados na área musical.

Objetivos e Metas

  • Formação técnica aos instrumentistas locais;
  • Formação de uma Orquestra Escola de cordas com profissionais e alunos selecionados;
  • Preparar jovens músicos para o mercado de trabalho;
  • Formação humana, abrangendo a experiência do trabalho em conjunto;
  • Elevação do nível cultural em Petrópolis;
  • Fomentar a prática da música instrumental;
  • Incentivar o interesse pela carreira de músico;
  • Divulgar o repertório da música orquestral;
  • Democratização do acesso à cultura;
  • Formação de plateia;
  • Melhorias técnicas em todas as orquestras da cidade.

Público-alvo

Jovens de 14 a 18 anos, com atuação em projetos sociais de orquestras locais.

Equipe

Marcelo Vizani

Diretor/Maestro

Carlos Mendes

Professor

Dhyan Toffolo

Professor

Ricardo Amado

Professor

Lylian Moniz

Professora

O projeto, que recebeu incentivo do Governo Federal e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro por meio da Lei Aldir Blanc, reuniu músicos de diversos grupos orquestrais de Petrópolis para um curso de cordas para orquestra oferecido gratuitamente durante três meses, com aulas ministradas por músicos de renome do Rio de Janeiro.

Foi com enorme alegria que recebi o convite do Maestro Vizani e pude retornar a minha cidade natal para dividir com os meus conterrâneos tudo o que aprendi na música. Tenho certeza que esse projeto fomentará o movimento orquestral, que começa, a partir de agora, a ganhar força na cidade. O nosso sonho é que esse curso seja uma semente para o nascimento de uma orquestra jovem forte e com um olhar profissionalizante.

Carlos Roberto Mendes

professor de violino

Aulas

Concerto

Ao final do curso, os alunos tiveram a oportunidade de se apresentar em três concertos, com a presença da Secretária do Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Os concertos foram gravados e estão disponíveis no canal da MVCalazans, no Youtube, publicados nos dias 28, 29 e 30 de março de 2021.

realização